segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Cultura brasileira


->Cantigas de Roda são músicas, geralmente infantis, utilizadas para diversão e brincadeiras coletivas. Normalmente têm origens antigas e vão sendo passadas oralmente pelas gerações.
Exemplos:
*Atirei O Pau No Gato
*Marcha Soldado
*Escravos De Jó
*Ciranda, Cirandinha
*O Cravo Brigou Com A Rosa
*Pirulito Que Bate, Bate
*Boi Da Cara Preta





->Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é a adaptação da sociedade do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspiraram no Carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas.




->Cultura afro-brasileira é o resultado do desenvolvimento da cultura africana no Brasil, incluindo as influências recebidas das culturas portuguesa e indígena que se manifestam em diversos expressões como, por exemplo, a música, a religião e a culinária. Os estados do Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, foram os mais influenciados tanto pela quantidade de escravos recebidos como pela migração interna dos escravos.





->Folclore brasileiro é um conjunto de mitos, lendas, usos e costumes transmitidos em geral oralmente através das gerações com a finalidade de ensinar algo, ou nascido da imaginação do povo. Pelo Brasil possuir um folclore bastante rico e diversificado, suas histórias elogiam o conhecimento popular e encantam os que as escutam.





->Frevo é um ritmo pernambucano derivado da marcha, maxixe e da capoeira. Surgido no Recife, no final do século XIX, o frevo se caracteriza pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns os conflitos entre blocos de frevos, onde capoeiristas saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte.





->Literatura de cordel
é um tipo de poesia popular, originalmente oral, e depois impressa em folhetos, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome, que vem lá de Portugal, que tinha a tradição de pendurar folhetos em barbantes. No Nordeste do Brasil, herdamos o nome, mas a tradição do barbante não perpetuou. Ou seja, o folheto brasileiro poderia ou não estar exposto em barbantes. São escritos em forma rimada e alguns poemas são ilustrados com xilogravuras. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.




->Lenda
é uma narrativa fantasiosa transmitida pela oralemente através dos tempos. De caráter fantástico ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana. Com exemplos bem definidos em todos os países do mundo,as lendas geralmente fornecem explicações razoáveis, e até certo ponto aceitáveis, para coisas que não têm explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Podemos entender que Lenda é uma degeneração do Mito.




Júlia Emi*


Nenhum comentário:

Postar um comentário